21/07/2023

Missão técnica à Bahia promove conhecimento sobre o SIM

Uma missão técnica para Vitória da Conquista (BA), organizada pelo Sebrae-SP e Sebrae-BA, levou representantes de consórcios e de órgãos públicos do Vale do Ribeira e de Guaratinguetá para conhecer os trabalhos realizados pelos consórcios públicos da Bahia, principalmente no que diz respeito à implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), um dos órgãos responsáveis pela inspeção e fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal.

Dentro do Sistema Sebrae, a Bahia foi a pioneira no desenvolvimento de uma metodologia para dar apoio aos consórcios que queiram implantar o serviço de inspeção municipal, uma ação que é de responsabilidade das prefeituras, mas quando feita por meio de um consórcio possibilita ratear custos e facilitar a implementação pelos municípios.

Os escritórios regionais do Vale do Ribeira e de Guaratinguetá identificaram a necessidade para a fiscalização e liberação das cadeias de produtos de origem animal nas regiões onde atuam, para que pequenos produtores possam ampliar a possibilidade de mercado com a obtenção do selo de inspeção.

Para isso, eles pediram ao Sebrae-BA a cessão de uso da metodologia e organizaram uma missão técnica ao alto sertão da Bahia para conhecer pessoalmente um consórcio que passou por todo o processo.

Além do compartilhamento de informações, os participantes realizaram uma visita técnica a uma fábrica de laticínios, que adquiriu o selo de inspeção municipal em 2022, e ainda participaram de uma capacitação com o chefe da divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência da Bahia, Cássio Peixoto, que destacou a relevância das ações desenvolvidas.

No dia 23/05, equipes técnicas dos escritórios regionais do Vale do Ribeira e Guaratinguetá, especialistas da UPPRI e autoridades dos consórcios Novo Vale Histórico, Codivar e CONsaúde se reuniram no auditório da Sede para compartilhar com autoridades públicas e lideranças do Sebrae SP e BA o conhecimento que adquiriram durante a missão.

Conhecer o processo na prática, constatar o quanto ele é viável e identificar as oportunidades de mercado que ele pode trazer aos pequenos, médios e grandes produtores, sem dúvida, fará toda a diferença no planejamento de implantação do SIM nessas regiões e o Sebrae será um grande apoiador nesse processo.

Você está offline